Gastos com a documentação da casa nova
Por Rose Mary Ribeiro Mercatelli
			          
É bom estar preparado para as despesas com impostos e documentos que vão surgir quando você adquirir sua casa nova 

				              
Você já achou a casa que quer comprar e está pensando em  financiamento? Parabéns, este é um passo muito importante na vida! No entanto, nesse  processo, além do dinheiro da entrada e das parcelas mensais, existem alguns  gastos que nem todo mundo sabe da existência. Por isso, quanto melhor informado  você estiver, melhor. Assim terá tudo anotado e contabilizado antes mesmo de  contratar a empresa de mudanças.
				                    
Confira agora quais  são os custos que você precisa levar em conta antes de se mudar para a casa  nova! Segundo os especialistas, esses gastos podem chegar a Gasto com tributos  e papéis pode chegar a 6% (até 8% ) do valor imóvel dependendo do estado. 
Imposto de  Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Essa taxa é cobrada pela prefeitura sempre que alguém compra  um imóvel. O ITBI  custa em torno de 2%  do valor da casa, porém costuma sair mais barato para imóveis que custam menos  de 750 mil reais. 
Para entender como é calculado esse valor, é bom saber que existem  dois valores para um mesmo imóvel: o valor venal (preço de mercado, ou seja,  que poderia ser cobrado) e o valor de transação (o preço que foi pago). Ou  seja, o imóvel pode ser anunciado por R$ 255 mil, por exemplo, mas ser vendido  por R$ 250 mil, que é o valor de transação. Pois é sobre esse valor (R%250 mil)  que o IBTI, na maioria das vezes, é cobrado. É bom saber também que a taxa pode  variar de cidade para cidade, pois o IBTI é uma lei municipal. No nosso  exemplo, o custo do ITBI será R$ cinco mil. (2% do valor da casa).
Registro do imóvel
Este é o documento emitido pelo Cartório de Registros  Imobiliários que comprova, por lei, quem é o proprietário da casa ou do  apartamento. O valor do registro é a soma de várias taxas, além de levarem em  conta o preço do imóvel. Como outros valores cobrados, este também varia de  estado para estado. As informações sobre declarações e procedimentos  necessários para desconto no registro do imóvel podem ser obtidas diretamente  no Cartório de Registro de Imóveis de sua cidade.
Escritura pública
É cobrada apenas de quem vai comprar o imóvel à vista. No  financiamento, o contrato com o banco já vale como uma escritura. De qualquer  forma, os valores também variam de estado para estado e de acordo com o preço  do imóvel. 
Despesas financiadas
Esses documentos não são baratos,  mas quem faz o financiamento da casa pela Caixa Econômica Federal, pode incluir  no valor do empréstimo o que terá de pagar pelo ITBI e pelo registro do imóvel.  Ou seja, se você vai financiar sua casa pela Caixa  pode solicitar um valor maior para pagar  essas despesas. O limite máximo para esse empréstimo é de 4% do valor do  financiamento. Um exemplo: se o imóvel de seus sonhos custa R$ 150 mil, você  poderá financiar R$ 100 mil e emprestar mais R$ 4 mil para pagar o ITBI e o  Cartório.
O valor do financiamento das  despesas acessórias é creditado aos devedores na data de assinatura do  contrato, sob bloqueio, em conta aberta na CAIXA e liberado após registro do  contrato.
                                                                             
				                  
Fonte: Assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, Brasília, DF