Gastos com a documentação da casa nova

Por Rose Mary Ribeiro Mercatelli

É bom estar preparado para as despesas com impostos e documentos que vão surgir quando você adquirir sua casa nova



Você já achou a casa que quer comprar e está pensando em financiamento? Parabéns, este é um passo muito importante na vida! No entanto, nesse processo, além do dinheiro da entrada e das parcelas mensais, existem alguns gastos que nem todo mundo sabe da existência. Por isso, quanto melhor informado você estiver, melhor. Assim terá tudo anotado e contabilizado antes mesmo de contratar a empresa de mudanças.

Confira agora quais são os custos que você precisa levar em conta antes de se mudar para a casa nova! Segundo os especialistas, esses gastos podem chegar a Gasto com tributos e papéis pode chegar a 6% (até 8% ) do valor imóvel dependendo do estado.

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Essa taxa é cobrada pela prefeitura sempre que alguém compra um imóvel. O ITBI  custa em torno de 2% do valor da casa, porém costuma sair mais barato para imóveis que custam menos de 750 mil reais.
Para entender como é calculado esse valor, é bom saber que existem dois valores para um mesmo imóvel: o valor venal (preço de mercado, ou seja, que poderia ser cobrado) e o valor de transação (o preço que foi pago). Ou seja, o imóvel pode ser anunciado por R$ 255 mil, por exemplo, mas ser vendido por R$ 250 mil, que é o valor de transação. Pois é sobre esse valor (R%250 mil) que o IBTI, na maioria das vezes, é cobrado. É bom saber também que a taxa pode variar de cidade para cidade, pois o IBTI é uma lei municipal. No nosso exemplo, o custo do ITBI será R$ cinco mil. (2% do valor da casa).

Registro do imóvel
Este é o documento emitido pelo Cartório de Registros Imobiliários que comprova, por lei, quem é o proprietário da casa ou do apartamento. O valor do registro é a soma de várias taxas, além de levarem em conta o preço do imóvel. Como outros valores cobrados, este também varia de estado para estado. As informações sobre declarações e procedimentos necessários para desconto no registro do imóvel podem ser obtidas diretamente no Cartório de Registro de Imóveis de sua cidade.

Escritura pública
É cobrada apenas de quem vai comprar o imóvel à vista. No financiamento, o contrato com o banco já vale como uma escritura. De qualquer forma, os valores também variam de estado para estado e de acordo com o preço do imóvel.

Despesas financiadas
Esses documentos não são baratos, mas quem faz o financiamento da casa pela Caixa Econômica Federal, pode incluir no valor do empréstimo o que terá de pagar pelo ITBI e pelo registro do imóvel. Ou seja, se você vai financiar sua casa pela Caixa  pode solicitar um valor maior para pagar essas despesas. O limite máximo para esse empréstimo é de 4% do valor do financiamento. Um exemplo: se o imóvel de seus sonhos custa R$ 150 mil, você poderá financiar R$ 100 mil e emprestar mais R$ 4 mil para pagar o ITBI e o Cartório.
O valor do financiamento das despesas acessórias é creditado aos devedores na data de assinatura do contrato, sob bloqueio, em conta aberta na CAIXA e liberado após registro do contrato.
                                      

Fonte: Assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, Brasília, DF     



 

 

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